Carreira em TI: Confira 5 dicas para começar nesse setor

6 minutos para ler

Um dos profissionais mais cobiçados do momento com certeza é o desenvolvedor qualificado.

Se você é curioso e gosta de explorar ferramentas tecnológicas, tem grande chance de obter sucesso numa carreira em TI

Na contramão da crise, o mercado de tecnologia cresceu quase 10% em 2018, superando a expectativa que era de 4,1% e movimentou mais de US$ 47 bilhões de dólares no Brasil, segundo dados apresentados no estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendência 2019“, produzido pela IDC e apresentado pela ABES (Associação Brasileira de Empresas de Software).

Se você quer ingressar na carreira em TI, precisa ler esse artigo completo com 5 dicas essenciais para começar no setor.  

Acompanhe a leitura!

O mercado de TI no Brasil 

O Brasil está se tornando um polo de tecnologia ativo que vai muito além de desenvolvimento de softwares para indústrias.

Em 2019, o país ocupava a 1º posição em movimentação de dinheiro nessa indústria na América Latina com participação de 42,8% nos investimentos na área. 

Segundo o Estudo Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências ABES/IDC (International Data Corporation) 2019, a região sudeste foi responsável por 60% da evolução da distribuição regional do mercado brasileiro de TI. 

Além disso, em entrevista para a versão online do jornal Folha de São Paulo, Pierre Lucena, presidente do Porto Digital (um parque tecnológico localizado na cidade pernambucana do Recife), disse que os perfis mais procurados são programadores em início de carreira e engenheiros de software, mas que cerca de 3 mil currículos não chegaram a encaixar nas exigências mínimas da empresa. 

Com as medidas recomendadas pelos agentes de saúde devido o novo coronavírus que se alastrou de forma rápida no mundo inteiro, a importância de um desenvolvedor nunca foi tão grande. 

O início na carreira em TI

Muitas pessoas desejam receber salários altos e aproveitar o momento de “vacas gordas” na área, mas para chegar nesse estágio precisam se preparar tanto tecnicamente quanto pessoalmente.  

Assim, se inscrever em um curso técnico que ensina não apenas as habilidades técnicas que um bom programador precisa ter, mas também habilidades comportamentais (soft skills), é muito importante na hora de ingressar nesse mercado de trabalho. 

A certificação na área não é requisito obrigatório para trabalhar como dev, mas com certeza é um grande diferencial, pois atesta seu conhecimento a respeito daquela demanda, além de te preparar para o mercado

Algumas escolas, como a Arbyte, têm condições de pagamento facilitadas e boa parte do curso pode ser pago depois da formação, quando o profissional já tem grandes chances de ocupar um posto na área de desenvolvimento de uma grande empresa.

5 dicas para começar no setor de tecnologia no Brasil 

O primeiro passo é sempre o mais difícil de se dar, mas depois que você encontra o caminho e tem alguém para te ajudar, a jornada se torna muito mais fácil. 

Por isso, listamos 5 dicas que vão te ajudar a se tornar um profissional cobiçado na carreira em TI. 

Siga a leitura para aprender cada uma delas. 

Aprenda inglês

Essa com certeza é a dica número 1 para quem quer ser um dev de sucesso.

Aprender inglês vai te ajudar a, não apenas entender melhor os códigos utilizados, mas facilitar o seu aprendizado, uma vez que as principais fontes de informações para a área estão em inglês. 

As empresas valorizam profissionais com conhecimento nessa língua e se você tem um nível avançado pode conquistar um posto importante em multinacionais. 

Mas se você não entende nada de inglês e também não tem dinheiro para investir em um curso tradicional agora, pode utilizar aplicativos e sites gratuitos como Duolingo ou Língua.com para começar a aprender agora mesmo. 

Construa sua experiência

Existe aquele velho dilema de quem deseja ingressar no mercado de trabalho que contém vagas que exigem experiência: “eu preciso trabalhar para ter experiência e de experiência para trabalhar”. 

Parece confuso, mas as empresas, ao exigirem experiência, não querem um super software que você ajudou a construir, mas desejam ver algo que comprove que você tem os conhecimentos básicos da área. 

Você pode mostrar essa experiência construindo códigos e sites sozinho em casa, e montando seu portfólio no Github (plataforma de hospedagem de código-fonte) por exemplo. 

Nunca pare de estudar

O conhecimento é algo de imenso valor e em muitos momentos precisa ser reciclado.

Todos os dias você deve aprender algo novo. Um novo código a cada dia em determinada linguagem vai te fazer um especialista no futuro

A internet é sua melhor amiga para isso, lá você encontra vídeos, áudios e textos como esse que te ajudam a expandir seu conhecimento cada vez mais. 

Mesmo que esteja em cargos altos na carreira em TI, nunca pare de estudar. 

Tenha um plano de carreira

Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve, já ouviu esse ditado? É a mais pura verdade.

Se você não sabe qual cargo deseja ocupar daqui uns 5 anos, qualquer cargo vai servir

Então pare, reflita sobre seu futuro e trace o caminho para chegar até o objetivo almejado.

Quando você tem um objetivo claro na sua mente, fica muito mais fácil de construir estratégias para se chegar até ele. 

Busque uma escola técnica

Estudar sozinho também pode ser um desafio, pois nem sempre sabemos se aquele material que estamos vendo é atual e está correto.

Por isso, contar com o apoio de curso técnico pode ajudar a desenvolver sua carreira em TI

Além disso, valorize escolas que te preparam para o mercado e ensinam as principais habilidades comportamentais da área.

Essas habilidades são muito valorizadas pelos recrutadores na hora de avaliar o candidato e se tornaram uma etapa importante no processo de seleção. 

A Abyte, além de ensinar as skills técnicas e comportamentais com profissionais referência na área, conta com opções de pagamento facilitadas onde você pode pagar parte do curso depois de formado. 

Ela também tem parceria com grandes empresas e startups de tecnologia no Brasil como Banco Itaú, a revista online Exame e empresa de pagamentos Stone.

Conheça a Arbyte e saiba como podemos te ajudar a ter sucesso na carreira em TI.  

Você também pode gostar

Deixe um comentário