Conheça 5 livros essenciais de programação + bônus

6 minutos para ler

Sempre que precisamos aprender algo, um dos primeiros formatos que buscamos são materiais escritos.

Com eles, temos a capacidade de consumir uma informação e avaliar de maneira rápida se este material responde nossas dúvidas. 

Sendo assim, um bom programador precisa conhecer alguns livros de programação que trazem conceitos importantes. 

Mas no início do processo de aprendizado para se tornar um dev, muitas pessoas se fazem a boa e velha pergunta básica “por onde devo começar?” e assim tem-se a dificuldade de dar o primeiro passo. 

Se você está neste estágio, pode ficar tranquilo que listamos 5 livros de programação e um bônus que vão te ajudar a construir um caminho de aprendizado simples, contínuo e eficiente. 

Acompanhe a leitura!

A importância da leitura na vida de um programador

Quem trabalha no desenvolvimento de softwares fica a maior parte do seu tempo em contato com diversos códigos e linhas de informações escritas que coordenam um ação virtual.

Desse modo, o profissional deve desenvolver uma habilidade de análise rápida de informações precisas. 

Os livros de programação são responsáveis por entregar a melhor informação possível e ao mesmo tempo, contribuem para que você se acostume com esse universo de letras, símbolos e números de uma forma prática e intuitiva. 

O início da caminhada de aprendizado é um momento de muitas dúvidas e com tantas informações disponíveis, é normal ficar confuso na hora da escolha.

Assim surge outro benefício da leitura, que é a facilidade para a construção de uma linha de raciocínio lógica e contínua. 

Entenda como executar uma leitura e memorizar os elementos mais importantes do conteúdo no vídeo a seguir. 

5 livros de programação que você precisa ler + bônus

Existem diversos livros na programação que exploram os mais variados assuntos.

Alguns deles trabalham uma mesma técnica de forma diferente ou até mesmo apresentam conceitos com mais destreza de informações e exemplos práticos que facilitam o processo de consumo de conhecimento. 

Conheça os principais livros e escolha qual você vai começar a ler!

“Código Limpo: Habilidades Práticas do Agile Software”

Este é um dos livros mais importantes para quem está dando os primeiros passos na carreira de desenvolvedor, escrito por Robert Cecil Martin ou “uncle bob” (Tio Bob em português).

O livro traz uma série de detalhes e informações importantes na hora da construção de um código

“Mesmo um código ruim pode funcionar. Mas se ele não for limpo, pode acabar com uma empresa de desenvolvimento

Essa é uma das frases que resumem o livro.

A organização de um código é como a construção de uma casa, se você não faz algo planejado, as chances de você não ter espaço para instalar o encanamento são enormes. 

“Use a Cabeça: Padrões de Projeto”

Com uma linguagem bem didática e com exemplos práticos, esse manual é uma ótima opção para se tornar um livro de cabeceira.

Por ser tão didático e trazer informações importantes, ele pode ser consultado com frequência. 

Escrito por Eric Freeman e Elisabeth Freeman, essa edição da série – Use a Cabeça –  tem o objetivo de responder às principais perguntas que surgem no trabalho de um desenvolvedor em um formato interativo e direto.

Nele você vai entender os padrões que realmente importam, quando usar e não usar, os princípios do design aplicados a programação e também como os códigos devem ser usados.  

“Algoritmos e Lógica da Programação”

Um dos grandes problemas enfrentados por quem está em um nível introdutório na programação, é a construção do raciocínio lógico e a abstração de procedimentos.

Esses dois problemas são resolvidos neste livro com maestria. 

Através de fluxogramas e fugindo da complexidade, os autores mostram aos leitores uma metodologia simples de como construir códigos eficientes através da lógica, apresentando o caminho mais adequado para o desenvolvido de algoritmos básicos até mais avançados.

“Google Android”

Até abril de 2019, o Brasil tinha mais de 230 milhões de smartphones ativos e até 2016 cerca de 95,5% dos celulares vendidos utilizavam o sistema android, sistema operacional do Google. 

Além disso, de acordo com dados estimados pela Sensor Tower, as compras feitas pela loja da Google somaram US$ 51 milhões (cerca de R$ 195,2 milhões) no primeiro trimestre de 2019.

Nós trouxemos essas informações para reforçar a importância da leitura deste livro, que já está na sua 5º edição e explora a linguagem de programação presente no sistema android para smartphones. 

O livro Google Android conduz o leitor a aprender os passos necessários para desenvolver um bom aplicativo para smartphone, seguindo as boas práticas de conexão de informações e construção de uma interface em Material Design. 

“Javascript e Jquery: desenvolvimento de interfaces web interativas”

O que faz um software ter uma boa usabilidade além do visual e a facilidade de utilização, são as possibilidades que o usuário tem de interagir com aquele sistema.

Os responsáveis por facilitar essa interação são as bibliotecas de códigos Javascript e Jquery. 

O livro escrito por Jon Duckett, profissional com mais de 15 anos de experiência, que já entregou projetos para marcas globais como Nike, Xerox e Phillips, traz informações muito relevantes para quem está começando a explorar essas interações de forma prática através de técnicas que incluem apresentações de slides, aprimoramento de formulários e construção de filtros, pesquisa e ordenações.

[Bônus] “Soft Skills: Conheça as ferramentas para você adquirir, consolidar e compartilhar conhecimentos”

Este livro sai da alçada da programação e entra em um universo comportamental, mas que não perde o mérito de estar nesta lista. 

O motivo é que algumas soft skills ou habilidades comportamentais são muito bem vistas por recrutadores e podem ser o diferencial que vai te ajudar a conquistar aquela vaga almejada.

Você também pode gostar

Deixe um comentário