Soft Skills: entenda o que são e como começar a desenvolver agora mesmo!

6 minutos para ler

Recrutadores procuram candidatos com habilidades específicas de acordo com cada vaga.

Essas habilidades específicas e mais técnicas do trabalho que precisa ser realizado, são as famosas Hard Skills. Elas podem ser obtidas por meio de educação, programas de treinamento, certificações e outros.

Mas então o que seriam as Soft Skills e como elas se diferem das Hard Skills?

Entendendo as Soft Skills

Se as Hard Skills são classificadas como habilidades técnicas, as Soft Skills são habilidades interpessoais. Elas são muito mais difíceis de se definir e avaliar e incluem habilidades de comunicação, habilidades de escuta e empatia, entre outras.

Ao contrário das Hard Skills, as Soft Skills estão ligadas às emoções ou ideias e dificilmente são aprendidas em uma sala de aula tradicional. Elas incluem adaptabilidade, comunicação, pensamento criativo, ética no trabalho, trabalho em equipe, tomada de decisões, gerenciamento de tempo, motivação, flexibilidade, resolução de conflitos e pensamento crítico.

Dá pra perceber que essas habilidades são bem variadas, não é mesmo? Mas por que será que tanto se fala em Soft Skills e qual a verdadeira importância dessas habilidades no mercado de trabalho?

Por que devemos nos importar em desenvolver Soft Skills

É fácil compreender por que os recrutadores buscam candidatos com Hard Skills. Afinal, se você está contratando um profissional de TI, ele ou ela precisa de habilidades específicas.

No entanto, as Soft Skills são importantes para o sucesso de qualquer pessoa. Afinal de contas, quase todo o trabalho exige que os funcionários se envolvam com outros de alguma forma.

Outra razão pela qual os gerentes e empregadores de contratação procuram candidatos com Soft Skills é porque elas são transferíveis e podem ser usadas independentemente do trabalho que uma pessoa desempenha. Isso faz com que as pessoas com essas habilidades sejam funcionários muito adaptáveis.

Além disso, como as Soft Skills são adquiridas ao longo do tempo – em oposição às adquiridas em um curto período de tempo durante uma aula ou programa de treinamento – as pessoas com essas habilidades são vistas como únicas e amplas, que podem diversificar uma empresa e ajudá-la a funcionar com mais eficiência .

São elas que geralmente capacitam as pessoas para ocuparem cargos de liderança e gestão que envolvem o relacionamento com outras pessoas e com si mesmo, e nesse caso, apenas a inteligência e experiência não bastam.

Como desenvolver Soft Skills

É possível desenvolver as Soft Skills e se tornar um profissional mais completo e empático. Confira abaixo algumas dicas para isso:

Escolha um mentor e procure feedback constante

Um mentor ou uma pessoa referência para você, pode ser uma ótima ajuda para contribuir no desenvolvimento das suas Soft Skills. Peça para que ele acompanhe sua evolução com base nas habilidades que você deseja desenvolver e que traga feedbacks constantes sobre sua jornada nesse objetivo.

Esse mentor pode ser um amigo, um colega de trabalho com boas Soft Skills ou uma referência profissional.

Suas conversas com este mentor serão um bom momento de analisar verbalmente os problemas, o seu desempenho na resolução de conflitos do dia a dia e discutir sucessos, fracassos, próximos passos e possíveis direções.

Além disso, reunir-se regularmente e individualmente com alguém, é uma ótima maneira de melhorar as habilidades de comunicação.

Busque desafios e defina metas claras e específicas

Os objetivos nos ajudam a medir nosso desempenho, mas também servem como um roteiro de desenvolvimento de carreira e vida.

Use-os da mesma forma para o desenvolvimento das suas Soft Skills; você pode identificar oportunidades de crescimento, incluindo desafios apropriados que reforçam essas habilidades.

Por exemplo, você pode ter uma ética de trabalho forte, mas pode não ter a capacidade de se comunicar de forma clara e concisa. Você pode ser um especialista em certos assuntos, mas precisa se comunicar em um nível alto o suficiente para ser entendido, mas profundo o suficiente para ter significado.

Autoconhecimento

É fundamental praticar o autoconhecimento para aprimorar ou descobrir Soft Skills que não foram despertadas ainda.

O autoconhecimento é uma jornada longa e contínua e existem muitas formas de praticá-lo.

Questione-se sempre. Se pergunte sobre o que lhe faz bem, do que você gosta, quais são sus desejos e o que você precisa melhorar.

Se quiser se aprofundar, procure aprender um pouco mais sobre meditação e procure ajuda profissional. As possibilidades para descobrir novas coisas sobre nós mesmos são enormes!

Como destacar suas Soft Skills para recrutadores?

Primeiro, faça uma lista das Soft Skills que são relevantes para o trabalho que você deseja.

Procure por listas de Soft Skills importantes e circule as que você possui. Em seguida, compare sua lista de habilidades pessoais com as que encontrou.

Quais dessas habilidades são mencionadas na lista? Qual destes você acha que seria mais útil no trabalho que está se candidatando? Faça uma lista de três a cinco habilidades que você possui e que também são necessárias para o trabalho. Em seguida, inclua algumas dessas habilidades em seu currículo.

Você pode adicioná-las a uma seção de habilidades (ou a uma seção intitulada “Soft Skills”). Você também pode usá-las como palavras-chave em todo o currículo, mencionando-as em locais como o resumo do currículo e nas descrições de suas funções para cada trabalho na seção “Histórico do trabalho”.

Você também pode mencionar essas habilidades pessoais em sua carta de apresentação. Escolha uma ou duas habilidades que pareçam ser as mais importantes para o trabalho que você deseja. Em sua carta de apresentação, forneça evidências que mostrem que você possui essas habilidades específicas.

Por fim, você pode destacar essas habilidades em suas entrevistas. Você pode mencionar exemplos de vezes em que usou algumas dessas habilidades no passado. No entanto, você também pode demonstrar suas Soft Skills durante a entrevista! Por exemplo, sendo amigável e acessível, você mostra sua capacidade de interagir com outras pessoas. Prestando atenção enquanto o entrevistador estiver falando, você mostrará suas habilidades de escuta.

Essas ações demonstrarão claramente suas habilidades sociais para o recrutador.

Como você viu nesse artigo, as Soft Skills são tão importantes quanto as Hard Skills no mercado de trabalho, e desenvolvê-las é essencial para que você possa se destacar e se tornar um profissional desejado.

Vale lembrar que elas são habilidades que precisam de desenvolvimento constante e estarão sempre sujeitas a aperfeiçoamento, mas com certeza irão contribuir para todos os campos da sua vida.

E aí, pronto para desenvolver suas Soft Skills? Conta pra gente nos comentários e não deixe de acompanhar os outros artigos do nosso blog!

Você também pode gostar

Um comentário em “Soft Skills: entenda o que são e como começar a desenvolver agora mesmo!

Deixe um comentário