O que é squad? Entenda o modelo que melhora a produtividade nas empresas

6 minutos para ler

Já pensou em trabalhar com uma equipe multidisciplinar e que te permita ter a autonomia necessária para tomar decisões e implementar ideias rápidas?

Muitas empresas já utilizam essa metodologia que está dando muito certo. Mas afinal, o que é squad?

Em resumo, o termo em inglês squad se refere a um grupo de pessoas que têm diferentes habilidades, que se unem para resolver um problema comum para todos ou ficam responsáveis por criar novas features e produtos dentro de uma organização.

Se você quer trabalhar em uma empresa de tecnologia neste ano, precisa entender esse conceito e se preparar para esse modelo de organização empresarial que está cada vez mais difundido entre as corporações. 

Continue a leitura!

O que é squad? 

Squad em português significa esquadrão, esse termo remete as equipes militares quando vão para combate.

No exército, existe o agrupamento de pessoas com conhecimentos diferentes que sempre contribuem para alcançar o objetivo em comum. 

Por exemplo, um squad militar pode ser formado por um soldado, um médico, um comandandante, um engenheiro e/ou outros cargos.

Nesse grupo multidisciplinar, cada pessoa tem a mesma hierarquia organizacional e por mais que cada um tenha sua responsabilidade, todos trabalham para vencer aquele combate com o menor impacto possível. 

Na esfera organizacional a lógica é a mesma.

Adotado por muitas empresas, os times ágeis, como também são conhecidos, são grupos autônomos que tem a missão de resolver um determinado problema ou desenvolver uma nova ferramenta desde a idealização até a comercialização da mesma. 

Com grupos enxutos, normalmente as equipes têm entre 4 e 10 pessoas, mas esse número pode variar conforme o porte da empresa e a necessidade do projeto.

Os modelos mais básicos contam com um designer, um desenvolvedor, o gerente de projetos, um profissional de marketing e um tester. 

Ao contrário das estruturas organizacionais tradicionais, em um squad não existe hierarquia entre nenhum integrante da equipe.

Por mais que exista a figura de um gerente de projetos, ele não tem mais autoridade do que ninguém ali e seu papel se resume em coordenar as ações de forma que toda equipe tenha agilidade na entrega das demandas e sejam eficientes. 

Fonte: https://qulture.rocks/wp-content/uploads/2019/09/as-squads-da-spotify.png

Como surgiu esse conceito? 

Para que você entenda melhor o que é squad, precisamos voltar um pouco na história e entender a necessidade de uma empresa sueca que trabalha com streaming de música e que hoje é muito conhecida no mundo inteiro: o Spotify

Se você não usa o player, com certeza já deve ter ouvido falar.

Desde seu nascimento a empresa testou diversas metodologias ágeis como Scrum, Agile e Extreme Programming até se chegar nessa forma de organização multidisciplinar que foi amplamente adotada pelas startups. 

Na empresa sueca existem equipes verticais e horizontais.

Os grupos orientados verticalmente são direcionadas a melhorias de features do produto e as equipes orientadas horizontalmente são focadas em melhorar as práticas e experiências no sistema. 

Powered by Rock Convert
Fonte: https://qulture.rocks/wp-content/uploads/2019/09/download.png

A importância dos squads para a produtividade nos projetos

Essa explicação com certeza vai te ajudar a concretizar o aprendizado a respeito do que é squad e os motivos das organizações terem implementado essa formação. 

As metodologias ágeis, como o próprio nome diz, têm o objetivo de dar mais agilidade aos seus colaboradores de forma que tenham autonomia o suficiente para realizar uma boa entrega o mais rápido possível. 

Ao contrário da hierarquia tradicional, quando se tem grupos para cada projeto, as informações necessárias a respeito dele, circula de maneira rápida entre os integrantes das equipes.

Assim, todo colaborador tem ciência de qual caminho ele deve trilhar para chegar ao resultado final.

Além disso, quando cada squad trabalha de forma autônoma não existe a dependência de outros grupos para o andamento do projeto.  

E por fim, a autonomia concedida a cada grupo permite que seus integrantes tenham liberdade para propor ideias, criar, testar e validar de maneira rápida e consciente. 

O maior problema da utilização de squads em empresas antigas no mercado é a dificuldade em seus colaboradores de se auto gerenciarem, já que nelas ainda podem existir processos mais engessados de hierarquias.

Principais vantagens dos times ágeis

Até aqui você já deve ter percebido como utilizar essa metodologia nas organizações pode ser a chave para o sucesso de um produto, certo?

Agora vamos listar mais algumas vantagens que vale a pena você conhecer. 

Acompanhe!

Maior engajamento

Um dos ingredientes para gerar o sentimento de pertencimento é proporcionar autonomia, e isso é uma das principais propostas nos squads.

O pertencimento faz com que as pessoas se sintam responsáveis por aquele projeto e com isso o nível de engajamento e comprometimento aumenta. 

Ademais, com equipes enxutas, fica muito mais fácil conhecer cada um e construir afinidades pessoais que promovem o bem estar no trabalho

Aumento da produtividade

Ser produtivo é entregar o máximo de coisas possíveis utilizando pouco tempo e menos esforço

Se você entendeu o que é squad, nem preciso reforçar que devido a liberdade proporcionada e a hierarquia horizontal, as informações fluem muito mais rápido e as entregas são com qualidade e com mais agilidade. 

Numa organização tradicional existe muita burocracia e etapas para idealização, desenvolvimento e implementação de novas features, que envolvem desde estagiários até a aprovação do diretor da empresa. 

Melhora a colaboração 

Um time menor se torna mais unido e um time unido é muito mais colaborativo.

Utilizando esquadrões em empresas, fica muito mais fácil promover a interação entre as pessoas e consequentemente o auxílio nas necessidades de cada um.

Como o time é plural e cada um tem uma expertise diferente, em muitos momentos o problema de um pode ser resolvido utilizando os conhecimentos diversos do outro, e assim por diante. 

Temos certeza que agora que você sabe o que é squad vai deslanchar em sua carreira de TI, por isso, preparamos um artigo com dicas essenciais para ter sucesso na área. 

Clique aqui e leia nosso artigo “Carreira em TI: Confira 5 dicas para começar nesse setor” e explore seu aprendizado. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário