Zoom Meetings: Entenda o que é a plataforma e como utilizar

6 minutos para ler

A comunicação online por vídeo veio para ficar. Nos dias de hoje, as plataformas que conectam pessoas através de transmissões online se tornaram suas principais amigas, tanto no universo corporativo quanto pessoal. 

Uma das mais conhecidas é o Zoom Meetings, um software online que permite realizar chamadas em vídeo com grupos de até 1.000 pessoas.  

Por ser robusta, essa ferramenta é muito utilizada nas empresas para realizar reuniões pontuais, transmitir e gravar webinars e também realizar entrevistas online

Se você quer entender melhor sobre a ferramenta, continue a leitura que vamos explicar os detalhes e os segredos da plataforma. 

O que é o Zoom Meetings?

O Zoom é um sistema de videoconferência que permite realizar transmissões de até 24 horas com um volume de até 1000 pessoas em seu plano pago. A plataforma também tem uma versão gratuita um pouco mais modesta, mas que atende muito bem pessoas ou pequenos negócios.

Fundada pelo chinês Eric Yuan, a empresa surgiu da vontade dele de ter um aparelho que lhe permitisse clicar em um botão e que desse para ver e falar com o outro a distância. 

Na época, sem investidor, Yuan fez um empréstimo com a família e deu a luz a atual empresa que hoje conta com mais de 2.000 colaboradores ao redor do mundo. 

A interface do sistema é bem simples e intuitiva. Existe uma versão online que pode ser acessada de qualquer navegador e também um aplicativo para smartphones e sistemas operacionais para desktop, como Windows e Linux

<<VÍDEO>> https://www.youtube.com/watch?v=VnyitUU4DUY

Como a ferramenta está sendo utilizada atualmente

Com o distanciamento social, muitas empresas tiveram que adotar a modalidade de trabalho remoto, mas a necessidade de se comunicar constantemente fez com que elas adotassem o Zoom para facilitar a comunicação entre as equipes. 

Nesse período, a startup americana cresceu mais de 77% no primeiro trimestre

Em grandes corporações, algumas reuniões ultrapassam mais de 100 colaboradores online simultaneamente e a facilidade de acesso via smartphone é uma mão na roda. 

Além disso, algumas empresas não deixaram seu processo seletivo de lado e deram continuidade às seleções de candidatos de forma online, enviando formulários, provas técnicas e realizando entrevistas por vídeo. 

Como me preparar para uma entrevista online?

Uma entrevista online por chamada de vídeo pode ser um pouco incômoda para muitas pessoas e o nervosismo, que é normal nos processos presenciais, pode triplicar ao olhar para um câmera. 

Mas é necessário controlar a ansiedade e demonstrar seu conhecimento de forma calma e sábia. Algumas dicas são importantes nesse momento, como:  

  1. Utilizar um ambiente com um fundo limpo e arrumado; 
  2. Utilizar roupas como se fosse para uma entrevista pessoal; 
  3. Verificar sua conexão com a Internet; 
  4. Se concentrar no recrutador e evitar ficar olhando para os lados, para cima ou para baixo; 
  5. Realizar a entrevista em um ambiente bem iluminado; 
  6. Ter atenção em seu áudio, se possível utilize um fone para evitar ruídos; 
  7. Demonstrar a soft skill da oratória e comunicação assertiva;
  8. E a dica básica, mas muito importante, conheça a empresa que você deseja trabalhar. 

Nesse tipo de avaliação, os recrutadores podem gravar toda a entrevista para realizar uma avaliação mais assertiva, por isso, mantenha a calma e o foco no recrutador. 

<<VÍDEO>> https://www.youtube.com/watch?v=ktMom0zHCKo

Mas afinal, como usar o Zoom Meetings?

Com um interface limpa e boa usabilidade, a plataforma online te permite criar uma conta totalmente gratuita de forma rápida e segura. Siga a leitura para conhecer suas principais funções. 

Criando uma conta

O primeiro passo é criar sua conta; você pode fazer isso de 2 maneiras: 

  1. Acessando o site online
  2. Baixando o aplicativo para Android ou IOS;

Na versão mobile, você deve clicar em login e registrar-se gratuitamente. Na versão online, basta você adicionar o email, colocar sua data de nascimento e confirmar o email. 

Como participar de uma reunião

Também existem 2 formas de ingressar em uma reunião online: 

  1. A primeira delas é através de um link ou ID da sala criada pelo anfitrião, nesse caso, você nem precisa estar logado, basta entrar com seu nome. 
  2. A segunda forma é quando você cria uma reunião online e se torna um anfitrião. Nesse caso é necessário compartilhar o link da sala para os seus convidados. 

Como criar uma reunião no Zoom Meetings?

Para essa etapa você precisa ter sua conta confirmada e estar logado na plataforma. Ela te permite realizar 3 formas de videochamadas: 

  • Com vídeo ligado; 
  • Vídeo desligado; 
  • Apenas transmissão de tela. 

Depois de escolher a modalidade ideal, a sala será criada e você pode convidar pessoas para participar através de um convite por email, senha da sala ou copiando a URL e disponibilizando para acesso rápido. 

O que posso fazer durante a reunião?

  • Durante a chamada de vídeo, você pode gerenciar os usuários, caso seja o anfitrião da reunião e realizar ações sobre eles, como desligar o microfone. 
  • Pode compartilhar sua tela sem desligar seu microfone. 
  • Pode conversar no chat online, caso tenha uma dúvida e não possa interromper quem está falando naquele momento. 
  • E caso você seja o criador da sala, também pode gravar a transmissão. 

Como encerrar uma reunião?

Para deixar de participar de qualquer reunião, você pode clicar no texto em vermelho no canto superior ou inferior direito que diz “encerrar reunião”. 

Nesse momento deve aparecer uma janela de confirmação, perguntando se você realmente deseja deixar a transmissão online. Basta confirmar para sair. 

Benefícios e vantagens de se utilizar o Zoom

Existem vários aplicativos e sistemas de chamada de vídeo, uns se destacam em relação aos outros devido a suas particulares. 

Algumas vantagens do Zoom Meetings são de longe os destaques da plataforma. 

Conheça alguns deles: 

  • Conta gratuita; 
  • Reunião de até 100 pessoas na versão free; 
  • Possibilidade de gravar a transmissão; 
  • Integração com o Google Calendar; 
  • Facilidade no acesso via computador ou celular; 
  • Distribuição de públicos em salas separadas. 

Se você está em busca de uma recolocação no mercado ou mesmo que já esteja contratado em alguma empresa, precisa conhecer e entender o sistema de forma prática e ter mais vantagens na hora de realizar uma reunião online. Um bom programador tem deve conhecer ferramentas desse tipo e também outros assuntos do universo de desenvolvimento. Por isso, assine nossa newsletter e receba todas as novidades direto no seu email.

Você também pode gostar

Deixe um comentário